Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

246 - LULA: FALTA DE INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO TRANSFORMOU JOVENS EM BANDIDOS

Camila Campanerut - Do UOL Notícias


Em Brasília


http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/11/29/lula-falta-de-investimento-em-educacao-transformou-jovens-em-bandidos.jhtm
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva culpou nesta segunda-feira (29) os governos anteriores pela falta de investimento nas últimas duas décadas na área educacional que "transformou os jovens em bandidos".






“Ao não colocar dinheiro na educação, porque a gente criou durante 20 anos neste país? Um exército de jovens que não tiveram oportunidades. Muitos deles com 25 anos sendo presos hoje em qualquer lugar deste país porque nos anos 80 nos anos 90 não tiveram educação e não tiveram oportunidade de trabalhar. Essa é a verdade nua e crua”, avaliou o presidente em evento no Palácio do Planalto, em que foram entregues 30 escolas federais de educação profissional e 25 campi universitários.




Lula ironizou o fato dos outros governos destinarem menos recursos para a educação e que ainda tinham de cumprir com os compromissos de gastos com o FMI (Fundo Monetário Internacional).




“Eles não nasceram bandidos, eles foram transformados em bandidos por políticas equivocadas, por visões errôneas e nós estamos percebendo que é a motivação da juventude de hoje - não apenas as escolas técnicas e as universidades, mas em coisa como o Pró-jovem”, completou o presidente.




Lula disse ainda que irá no dia 15 de dezembro registrar em cartório todos os feitos do governo e irá distribuir o documento em sindicatos, universidades e na redações dos veículos de comunicação.




ENTREGA DE CAMPI


O presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad, entregaram hoje 30 escolas federais de educação profissional – 18 já em funcionamento e 12 com previsão para o início de 2011. Foram inaugurados ainda 25 campi ligados a 15 universidades federais.




A iniciativa faz parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e representa o avanço do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni).




As 30 escolas federais de educação profissional estão localizadas no Amazonas, na Bahia, no Ceará, no Espírito Santo, em Goiás, no Maranhão, em Minas Gerais, em Mato Grosso, no Pará, em Pernambuco, no Piauí, no Rio de Janeiro, em Rondônia e em Santa Catarina.




Os 25 campi foram inaugurados no Amazonas, na Bahia, no Maranhão, em Minas Gerais, no Pará, na Paraíba, em Pernambuco, no Piauí, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Nenhum comentário: